Tratamentos

psicÓloga para casais

• Terapia de casal resolve?
Psicóloga explica como funciona e quando procurar ajuda.
E qual é a hora certa de procurar uma terapia de casal? Segundo ela, as pessoas devem procurar terapia quando sentem que não estão conseguindo lidar com problemas que afetam a relação, quando estão insatisfeitas ou infelizes com o casamento, mas não sabem como abordar o assunto com o parceiro.
Em sua grande maioria os casais procuram ajuda quando estão com dificuldades, passando por alguma crise. As causas mais comuns são: dificuldade em dialogar e se fazer ouvir; viver em constantes conflitos; a descoberta de uma traição; eventos traumáticos que acontecem repentinamente, como a morte de alguém da família, perda de emprego, doenças graves que envolvem uma grande mudança na rotina do casal; doença de um dos cônjuges que afeta o casal, mas ele se recusa a assumir que precisa se tratar; questões de gênero; discordância na educação dos filhos; valores incompatíveis; desequilíbrio do desejo sexual ou outras questões ligadas a ele; conflitos com as famílias de origem, entre outras.
Porém, a psicóloga explica que ela também pode ser útil não só em questões problemáticas, como as já citadas, mas também para abordar questões pontuais que necessitam da ajuda de um terceiro para serem resolvidas, independente de estarem em conflito. "Por exemplo: precisam decidir se mudam de cidade em função da transferência de um deles para outro local de trabalho, mas não conseguem chegar a um acordo. Não estão discutindo a relação em si, pois se amam e sabem que não querem se separar, mas não conseguem resolver o dilema", diz ela.

As sessões acontecem semanalmente, com os dois juntos. Às vezes é necessário intercalar sessões individuais com cada um, a fim de abordar algum ponto mais delicado ou que esteja travando o andamento do trabalho. A psicóloga explica que são utilizadas técnicas específicas que facilitam a comunicação entre eles, exercícios que os levem a compreender como cada um funciona e como seu comportamento afeta o parceiro. "O foco é na 'relação', e não no 'indivíduo', ou seja, trabalha-se sempre com o vínculo e com cada um apenas no que diz respeito à sua interferência na relação a dois. Caso apareçam questões mais profundas de cada um, indica-se uma terapia individual para que lidem com elas no contexto adequado", diz ela.
A terapia auxilia o casal na medida em que os faz falar, ouvir o outro, manifestar suas insatisfações e tentar resolvê-las sem conflitos, num ambiente onde impere o respeito, a sinceridade, a ausência de brigas. O diálogo é estimulado, ambos são ouvidos e têm seu momento de fala preservado. Priorizam-se tentativas de acordos e espaço para que se manifestem. "Assuntos tabus podem ser abordados de maneira natural pelo terapeuta, isento de julgamentos, aliviando a tensão causada por problemas que antes não tinham espaço para serem colocados", explica Marina.
Mas a psicóloga chama atenção para o fato de que nem sempre é fácil fazer uma terapia de casal. Assuntos delicados são tratados, verdades são ditas, insatisfações reveladas, mágoas antigas ressurgem com força, em muitos casos. O clima pode ficar tenso, e aí conta-se com a interferência do terapeuta, que os acalma e ajuda para que transformem a possível briga num diálogo construtivo. Dessa forma, ao se trabalhar todas as questões antes não ditas, acumuladas e escondidas "debaixo do tapete", é possível livrar-se delas para sempre, e não deixar que interfiram na relação, causando conflitos constantes. "Quando o casal está disposto a melhorar a relação, os resultados têm grande chance de ser positivos, amadurecendo o vínculo, tornando-o ainda mais forte e duradouro. Mas quando a melhor solução é a separação, pode-se investir para que ela aconteça de forma madura, elaborada, consensual, com o mínimo de conflitos e estresse possível", finaliza ela.

Para resolver os problemas de relacionamentos pode ser uma opção ir a um psicólogo fazer terapia de casal.

Veja mais informações...
Como resolver problemas no relacionamento?
Terapia para casamento.
Separação causa problemas para os filhos?
Como evitar brigas no casamento?
Terapia de casal resolve?

atendimento particular

Tels.: (11) 5055-9115 99906-8637

Alameda Dos Nhambiquaras, 1556 - 2ºandar - Moema - São Paulo/SP